Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Fidelense contempla a educação das crianças de faixa etária de 4 e 5 anos. Sua Proposta Pedagógica atende às diferentes dimensões do desenvolvimento humano, mas, profunfamente interligadas: a afetiva, a social, a cognitiva e a psicomotora.

Nesta perspectiva, todo o trabalho desenvolvido estimula a identidade, a autonomia, e o conhecimento de mundo. São abordadas as áreas da linguagem oral, escrita e coporal, noções de matemática, inglês, natureza e sociedade, música, artes visuais e formação humano-cristã.

A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança, além de proporcionar maior facilidade de organização espaço-temporal.

A organização prática inclui:

- Acolhimento coletivo,

- Atividades dirigidas,

- Rodinha,

- Hora da Brincadeira,

- Hora do Parque,

- Atividade Física Recreativa,

- Artes Plásticas,

- Era uma vez - Hora do Conto,

- Projetos: de leitura, nutriconal, trânsito, educação ambiental e higiene.

A Educação Infantil tem espaços especialmente preparados para nossas crianças. Estes locais são permanentemente preparados com muito carinho, visando proporcionar um ambiente educativo e ao mesmo tempo acolhedor aos pequenos.

Segue abaixo os espaços ultilizados pelas crianças:

- Salas de aula climatizadas;

- Banheiros limpos, higienizados e adequados a idade das crianças;

- Parque;

- Sala de Informática e

- Sala de Projeção.

Os alunos utilizam também espaços em comum da escola, onde são realizadas várias atividades. Nesta parte da escola eles utilizam:

- Quadra de Esportes para Educação Física e recreação.

- Biblioteca, que é um dos locais preferidos das crianças. Ali eles podem manusear seus livros preferidos e ouvir histórias divertidíssimas.

- Auditório, amplo, moderno e climatizado, onde são realizadas as acolhidas, dramatizações, palestras, reuniões e eventos.

- Capela, onde as crianças participam das acolhidas, fazem oração e desde pequenas aprendem a amar a Deus e respeitar o seu próximo.

Temos aulas de Informática Educativa - Através desta ferramenta lúdica, as crianças compreendem melhor os conteúdos ligados ao seu ambiente escolar. Noções de Matemática, de cidadania e letras explorando jogos educativos.

As aulas de Inglês tem grande atenção em nossa escola. Neste momento a criança estimula as funções cognitivas, o que consequentemente facilita o aprendizado de outras disciplinas também. Nessa fase, a professora explora histórias, músicas, cartões ilustrativos, jogos, brincedeiras e vídeos. Pois aprender um novo idioma precisa ser uma experiência divertida.

As pedagogas (professoras e coordenadoras) e auxiliares de turma acompanham as crianças diariamente. São responsáveis pela aprendizagem diária e estímulos específicos. Com a elaboração de planejamentos e discussão de projetos procuram a melhor forma de estimular a criança de maneira criativa e interessante em todos os aspectos da aprendizagem tais como: autonomia, construção de identidade, linguagem, coordenação motora, orientação espacial, desenvolvimento lógico, aspecto lúdico e interação infantil, entre outros. Transmitem à criança a segurança  necessária para a descoberta do mundo no primeiro espaço diferente da família diferente da família, ou seja, a escola.

As professoras, experientes e com formação contínua, são capacitadas para tornar possível que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada aluno como indivíduo único, estimulando suas habilidades e competências para que, além de aprender, possam tornar-se pessoas capazes independentes, empreendedoras, seguras e felizes.

Criar, imaginar, conhecer, transformar, experimentar, passar do real ao imaginário são atividades que priorizamos na Educação Infantil.

As crianças são estimuladas a observar e explorar o ambiente e a utilizar as difentes linguagens (corporal, plástica, oral, escrita e musical). Com diferentes intenções e em diferentes situações de comunicação, como trabalho educativo do professor, os alunos são colocados em situações de comunicação, como trabalho educativo do professor, os alunos são colocados em situações com as quais aprendem a aexpressar suas ideia, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados.

Tudo isso é realizado com o maior carinho possível, para cuidar daquele que é o bem maior de todos nós, que são as nossas crianças. A Parceria entre a Escola e a Família proporciona a verdadeira EDUCAÇÃO PARA A VIDA.

-> Nosso Horário de funcionamento:

~Manhã: das 8h às 12h;

~Tarde: das 13 às 17h.

# IMPORTANTE:  A entrega das crianças na hora da saída é realizaa apenas aos pais e/ou responsáveis.

Etapas da Educação Infantil:

+ Jardim II- 4 anos, com até 15 alunos.

+ Jardim III- 5 anos, com até 20 alunos.

Aulas que acontecem na Educação Infantil uma vez por semana: Ensino Religioso, Educação Física, Inglês e Informática.